8 de set. de 2012

Alarm

Manipulação de sonhos


Cientistas do MIT criam técnica de manipulação de sonhos

Uma dupla de pesquisadores ligada ao Massachussets Intitute of Technology (MIT) diz ter criado um método que poderia tornar realidade a manipulação e a inserção de sensações em sonhos, retratada no filme A Origem(foto). 

Conduzido pelos acadêmicos Daniel Bendor e Matthew Wilson, o estudo foi publicado na edição de setembro da prestigiada Nature Neuroscience. No texto, os dois cientistas afirmam que conseguiram manipular sonhos de ratos por meio de estímulos durante o sono, inserindo imagens nos cérebros dos animais. 

"Isso abre a possibilidade de um controle do processamento da memória durante o sono para melhorar memórias selecionadas e bloquear ou modificar memórias indesejadas", afirmou a dupla responsável pelo experimento, em nota, antecipando um provável uso futuro em humanos.

Enquanto tinham suas atividades neurais monitoradas, os ratos foram colocados em um labirinto e foram ensinados a obedecer a uma série de dicas sonoras para encontrar alimentos escondidos. Durante o sono, os animais entraram em um estágio em que o hipocampo rememora as lembranças relacionadas ao último dia, e justamente neste momento os pesquisadores tocaram novamente os sons relativos às atividades no labirinto.

A mente dos animais teria respondido de forma semelhante a quando estavam acordados, o que, de acordo com Bendor e Wilson, provaria que os sonhos podem ser manipulados justamente no estágio em que funcionam como retentores da memória recente. A atividade do hipocampo (reativação das lembranças através de imagens cerebrais) é crucial para a consolidação da memória de longo prazo. A descoberta de uma possível interferência humana na função pode abrir caminho para o desenvolvimento de uma ciência da engenharia de sonhos e memórias.

Compartilhar