30 de dez. de 2013

A FAMA DA MONA LISA


Em dezembro de 2013, completou um século desde que o quadro Mona Lisa, pintado por Leonardo Da Vinci, partiu definitivamente do anonimato para a fama.


Em 1913, o quadro voltava ao seu lugar no Museu do Louvre em Paris, depois de uma ausência de dois anos, por ter sido roubado por um funcionário do próprio museu.

O homem que a roubou, Vincenzo Peruggia, não era o ladrão engenhoso que aparece em tantos filmes, e contou mais com a falta de segurança do museu do que com sua astúcia.

Apesar disso, o roubo causou sensação na imprensa da época. A polícia começou uma investigação e o museu permaneceu fechado durante uma semana em meio ao escândalo.

Segundo o historiador da arte americano Noah Charney, este foi o primeiro delito contra a propriedade a receber a atenção da mídia internacional.

A Gioconda - como os franceses chamam a Mona Lisa (em português seria Senhora Lisa) - ficou desaparecida por mais de dois anos e só foi recuperada em 10 de dezembro de 1913, quando Peruggia foi capturado ao entregar a obra a Alfredo Geri, um vendedor de antiguidades de Florença, na Itália.

Hoje parece fácil assumir que o incidente causou tanta sensação porque a Mona Lisa era "a pintura mais famosa do mundo".

A verdade, contudo, é que, naquele momento, ela não era o quadro mais famoso do mundo.

O que realmente catapultou a obra de Da Vinci para a fama foi justamente o roubo.

A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial. Antes disso, muita gente nunca a tinha visto ou ouvido falar dela.



"A imagem começou a aparecer em noticiários cinematográficos, caixas de chocolate, postais e anúncios publicitários. De repente, ela se transformou em uma celebridade como estrelas de cinema e cantores," disse o escritor britânico Darian Leader, autor do livro Roubando a Mona Lisa: o que a arte não nos deixa ver.

Multidões passaram a ir ao Louvre só para ver o espaço vazio onde o pequeno retrato da mulher do século 16 costumava estar.

Antes disso, o Louvre já tinha muitas obras de destaque, como a estátua Vênus de Milo, a pintura "Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix, e o quadro "A balsa de Medusa", de Théodore Géricault. Mas após o roubo, a Mona Lisa conquistou uma fama única.

O furto tornou-se assunto de Estado e despertou discussões apaixonadas na mídia francesa.

Segundo o jornalista francês Jerome Coignard, autor do livro Uma mulher desaparece, uma vez que os jornais franceses descreveram as circunstâncias do roubo, não tinham mais o que dizer. Por isso, começaram a inventar histórias sobre o quadro, como a de que Leonardo Da Vinci teria se apaixonado pela modelo.

A polícia seguiu muitas pistas sem sucesso. O poeta vanguardista Guillaume Apollinaire chegou a ser preso por uma semana e seu amigo, o pintor espanhol Pablo Picasso, também foi suspeito do roubo. Ambos eram inocentes.

VIRUS TOTAL


Vírus Total traz um novo conceito em antivírus até você, que proporciona uma rápida detecção de vírus, worms, cavalos-de-tróia, e de outros tipos de arquivos maliciosos detectados por vários mecanismos de uma única vez. Ele conta com o serviço de 41 antivírus para garantir uma verificação eficaz.
Ele se apresenta como um serviço online que pode ser acessado gratuitamente por qualquer usuário que tenha uma conexão com a internet. Não é necessário instalar nada no computador, a ferramenta funciona diretamente a partir de uma janela de seu navegador de internet padrão. Por isso, se você realmente se preocupa com a segurança e o bom funcionamento do seu computador, essa é uma opção de serviço bastante útil para o seu perfil.

VAI LÁ... VÍRUS TOTAL


20 de dez. de 2013

MEDITAÇÃO TEM EFEITO DE REMÉDIO


Aumentam as evidências de que a meditação produz mudanças genéticas que melhoram a saúde.

Um novo estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Espanha, França e EUA descobriu alterações moleculares específicas geradas no corpo após um período extremamente curto de meditação na técnica conhecida com "meditação da mente alerta".
A equipe investigou os efeitos de um dia de prática intensiva de meditação em um grupo de meditadores experientes, em comparação com um grupo de indivíduos-controle não treinados que se envolveram em atividades tranquilizadoras, mas não-meditativas.
Após oito horas de prática de atenção plena, os meditadores apresentaram uma gama de diferenças genéticas e moleculares, incluindo alteração nos níveis de regulação genética e menor ativação dos genes pró-inflamatórios.
Uma das funções conhecidas desses genes é a recuperação física mais rápida depois de uma situação estressante.
"O mais interessante é que as mudanças foram observadas em genes que são os atuais alvos de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos," disse Perla Kaliman, do Instituto de Investigação Biomédica de Barcelona (Espanha), principal autora do estudo, publicado na revista Psychoneuroendocrinology.
Os genes afetados incluem os pró-inflamatórios COX2 e RIPK2, além de várias histonas deacetilases (HDAC), os genes que regulam epigeneticamente a atividade de outros genes por meio da remoção de uma espécie de marcador químico.

Prevenção cardíaca
Os novos resultados ampliam os mecanismos biológicos conhecidos para explicar os efeitos terapêuticos da meditação, que vêm se somar aos seus efeitos espirituais.
Práticas baseadas na meditação da mente alerta têm demonstrado efeitos benéficos sobre doenças inflamatórias em estudos clínicos e já são endossadas pela Associação Americana do Coração como uma intervenção preventiva para as doenças cardiovasculares.

13 de dez. de 2013

ANTÍTESES


A revista Antiteses é um periódico eletrônico on-line em Open Access, editado pelo Programa de Pós-gradução em História Social do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Publica, após processo de avaliação entre pares, contribuições multidisciplinares inéditas a partir da perspectiva histórica, nos idiomas português, espanhol e inglês. Revista avaliada com conceito A2, um dos extratos considerados de excelência, pelo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

11 de dez. de 2013

Do que é feito o GLITTER ?

 Glitter é uma variedade muito pequena (cerca de 1 mm²) de pedaços de plásticos copolímeros, folhas de alumínio, dióxido de titânio, óxidos de ferro, oxicloreto de bismuto ou outros materiais pintados em metálico, cores neon e cores iridescentes para refletir a luz em um espectro de espumantes. Glitter é normalmente vendido e armazenado em pequenos depósitos semelhante a saleiros, que têm aberturas que controlam o fluxo de glitter, podendo conter uma ou várias cores. Ele é permanentemente aplicado com cola forte, ou temporariamente aplicado com outros materiais pegajosos, como maquiagem. Não deve ser confundido com confetes, que contém pedaços maiores, e também não deve ser confundido com lantejoulas, que são maiores.
O Glitter é usado em projetos de artesanato, especialmente para as crianças, por causa dos efeitos brilhantes que pode ser conseguido com relativa facilidade. Glitter é usado como elemento de decoração, e pode ser adicionado às borrachas e plásticos. Também é frequentemente usado em produtos cosméticos, como gloss e sombra. Cosméticos brilhantes são populares entre os jovens, mas também são usados pelos adultos. O Glitter foi inventado por Henry Ruschmann.
A palavra "glitter" é usada frequentemente para se referir eufemisticamente ao glamour brilhante, mas superficial. A partir deste significado vem o termo "glitterati" para se referir a pop estrelas e socialites. Hoje em dia os Patrimônios do Samba adotaram o Glitter como a sua marca registrada. A palavra é derivada de "glitter" e "literati".
 

UDEMY - CURSOS GRATUITOS

O Udemy é um site criado por um grupo de pessoas e está baseado em São Francisco, Califórnia.
Há colaboradores de diversos setores que ministram os cursos, desde CEOs de empresas, autores de best sellers e também academicos.
O objetivo do Udemy é auxiliar seus usuários a se “mexer”. Seja para serem promovidos, iniciar uma carreira, começar um novo empreendimento, se aprofundar numa área de interesse ou apenas acelerar a carreira.
Você pode fazer cursos básicos e avançados de Excel, iniciar no mundo da Webdesign, aprender sobre fotografia e até um workshop para escrever livros de ficção.
Os cursos têm os mais variados preços, dependendo da área de interesse e profundidade, podem custar US$ 16.00 ou até US$ 594.00. A boa notícia é que há uma grande variedade de cursos gratuitos.


28 de nov. de 2013

50 FATOS CIENTÍFICOS


01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em 1866.
25. Wilhelm Rontgen venceu o primeiro prêmio Noval de física em 1895, por ter descoberto o raio-x.
26. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.
27. Christian Barnard fez o primeiro transplante de coração em 1967, o paciente sobreviveu 18 dias com o novo órgão.
28. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.
29. Comunicações sem fio deram um grande passo em 1962, com o lançamento do Telstar, o primeiro satélite capaz de retransmitir sinais de telefone e televisão.
30. O vírus Ebola mata 80% dos humanos que infecta.
31. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”
32. As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas por dia, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.
33. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.
34. Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.
35. No dia que Alexander Graham Bell foi enterrado, todo o sistema de telefonia dos EUA foi desligado por um minuto, em sua homenagem.
36. O chamado de baixa freqüência feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo.
37. 25% de todas as plantas do mundo estão ameaças de extinção até o ano 2010.
38. Cada pessoa perde 40 kg. de pele durante sua vida.
39. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com maior olhos da Terra.
40. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.
41. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infecções ou gragrenas.
42. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.
43. A velocidade mais rápida com que a chuva cai, são 29 km/h.
44. Seria necessária uma hora inteira para um objeto pesado afundasse 10,9 km., no local mais profundo de todos os oceanos.
45. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.
46. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.
47. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).
48. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.
49. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.
50. Um dedal de neutros de uma estrela, pesa mais de 100 milhões de toneladas.

22 de nov. de 2013

Partido Pirata com status de Observador na OMC



O Partido Pirata Internacional (PPI) , a organização internacional para as dezenas de Partidos Pirata pelo mundo, obteve o status de observador da Organização Mundial do Comércio. O PPI se unirá ao conjunto dos grandes atores internacionais durante a conferência em Bali no próximo mês. A decisão da OMC é um grande avanço para a organização política, que espera influenciar a tomada de decisões em assuntos centrais relacionados a copyright e privacidade na Internet.

Seguindo o lançamento do primeiro Partido Pirata na Suécia, o movimento “Pirata” rapidamente se espalhou pelo mundo, e não sem obter sucesso.

Durante as eleições alemãs realizadas neste ano, cerca de um milhão de pessoas votou no Partido Pirata local; na Islândia, o Parlamento nacional possui três membros Piratas; o ramo sueco dos Piratas atualmente possui duas cadeiras no Parlamento Europeu.

Para coordenar a agenda internacional, o Partido Pirata Internacional (PPI) foi fundado em 2010. A organização atualmente representa os interesses de 43 partidos pelo mundo, da China ao Chile.

Um dos objetivos da organização gaurda-chuva é facilitar a operação internacional em conjunto com outras organizações globais, para monitorar e influenciar a agenda política das mesmas. Nesta semana, o PPI deu um grande passo em direção a esse objetivo ao receber o status de observador para o próximo encontro da (Organização Mundial do Comércio) OMC em Bali.

O Secretariado da OMC aprovou o requerimento da organização Pirata internacional, o que significa que ela pode participar das conferências da OMC e encontros relacionados. O status de observador também permite ao PPI submeter textos para circulação interna entre membros da OMC.

Anteriormente, o PPI teve o status de membro observador negado na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) após diversos estados membros (incluindo os Estados Unidos) apresentarem objeções ao requerimento.

Gregory Engels, copresidente do PPI, afirma que eles já enviaram novo requerimento à OMPI, e espera que os desenvolvimentos recentes ajudarão o grupo a ser aceito igualmente na organização.

“Um dos pontos de crítica da OMPI foi que eles não estavam cientes de nenhuma cooperação existente entre órgãos da ONU e organizações políticas internacionais. Sendo admitidos na OMC, criamos tal precedente. É definitivamente uma porta aberta para nós”, Engels disse ao TorrentFreak.

Além da OMC e da OMPI, o Partido Pirata Internacional (PPI) espera se unir a várias outras organizações da ONU para aumentar sua notoriedade. O status de observador da OMC é definitivamente um avanço, mas é também apenas o começo.

“No geral, penso que precisamos de mais conexões com outros atores internacionais globais – ONGs e a academia. Sendo admitidos em Bali, temos a chance de aprofundar essas relações e obter visibilidade”, diz Engels.

“Eu considero a conferência da OMC uma honra para nós no âmbito do lobbying internacional, e uma abertura de portas para mais participação internacional”, ele conclui.

12 de nov. de 2013

Por que os formados em ciências humanas têm maior empregabilidade?


Ao sair da faculdade, quais formandos você acha que terão maior probabilidade de conseguir um emprego rapidamente: quem se formou em física, química ou biologia, ou um estudante que esteja saindo de cursos como sociologia, ciências sociais ou geografia?

Se você acha que quem se forma em profissões das chamadas Ciências Humanas tem mais chance de entrar em outro curso para fazer um concurso público do que encontrar imediatamente um emprego em sua própria área de formação, pode começar a rever seus conceitos.

Uma pesquisa sobre onde e como trabalham pessoas que saíram da faculdade revelou resultados surpreendentes.

Socialização dos cientistas

Quem se forma em Ciências Humanas não apenas tem maior nível de emprego, como também alcança postos mais elevados do que seus colegas das chamadas "ciências duras".

Na verdade, uma grande proporção dos formados nas áreas tipicamente conhecidas como "científicas", como física, química e biologia é que acaba trocando o jaleco dos laboratórios pelo trabalho social.

"Normalmente se pensa que aqueles que estudam ciências sociais na universidade provavelmente acabarão em carreiras no ensino ou no trabalho social. Na verdade, a proporção de diplomados em ciências sociais que trabalham nestas áreas é muito menor do que a proporção de diplomados em ciências," revela o professor James Wilsdon, da Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Segundo ele, o relatório "O que os Graduados em Ciências Sociais fazem?" mostra um elevado nível de empregabilidade desses estudantes 3,5 anos após a formatura: 84% estão trabalhando, contra 78% dos graduados em ciências e 79% daqueles que se formaram em artes.

E muitos mais licenciados em ciências sociais estão empregados em cargos de nível superior do que seus colegas de ciências ou artes.

"Enquanto 7,6% dos diplomados em ciências sociais estão trabalhando como gerentes, diretores e altos funcionários três anos e meio depois de se formar, apenas 3,6% dos diplomados em ciências alcançam estes níveis no mesmo período," diz Wilsdon.

"É toda uma evidência empírica que contraria o mito de que os cursos de ciências sociais não oferecem boas perspectivas de carreira. Longe de empurrar os currículos dos sociólogos, cientistas políticos, geógrafos e outros para o fundo da pilha, os empregadores experientes estão fazendo fila para recrutar candidatos treinados para entender as pessoas, instituições e processos de mudança - habilidades que os graus de ciências sociais fornecem em profusão," conclui o professor Wilsdon.

O relatório completo, em inglês, pode ser lido aqui.

fonte: DIÁRIO DA SAÚDE

ESTRELADA


8 de nov. de 2013

50 FATOS CIENTÍFICOS CURIOSOS


01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em 1866.
25. Wilhelm Rontgen venceu o primeiro prêmio Noval de física em 1895, por ter descoberto o raio-x.
26. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.
27. Christian Barnard fez o primeiro transplante de coração em 1967, o paciente sobreviveu 18 dias com o novo órgão.
28. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.
29. Comunicações sem fio deram um grande passo em 1962, com o lançamento do Telstar, o primeiro satélite capaz de retransmitir sinais de telefone e televisão.
30. O vírus Ebola mata 80% dos humanos que infecta.
31. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”
32. As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas por dia, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.
33. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.
34. Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.
35. No dia que Alexander Graham Bell foi enterrado, todo o sistema de telefonia dos EUA foi desligado por um minuto, em sua homenagem.
36. O chamado de baixa freqüência feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo.
37. 25% de todas as plantas do mundo estão ameaças de extinção até o ano 2010.
38. Cada pessoa perde 40 kg. de pele durante sua vida.
39. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com maior olhos da Terra.
40. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.
41. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infecções ou gragrenas.
42. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.
43. A velocidade mais rápida com que a chuva cai, são 29 km/h.
44. Seria necessária uma hora inteira para um objeto pesado afundasse 10,9 km., no local mais profundo de todos os oceanos.
45. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.
46. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.
47. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).
48. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.
49. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.
50. Um dedal de neutros de uma estrela, pesa mais de 100 milhões de toneladas.

10 de out. de 2013

90 livros para ler antes de morrer


Na lista, obras como “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert; “Fausto”, de Goethe; “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri e muito mais. Veja a lista completa no site da Universia 

18 livros grátis que você precisa ler antes de morrer


Confira uma lista com os clássicos que não podem ficar de fora das suas leituras mesmo que você tenha um estilo muito pessoal. Clássicos como Machado de Assis e Franz Kafka estão no ranking.
Você tem um tipo preferido de leitura? Romances? Mistério? Ficção? Auto-ajuda? Seja lá qual for o seu tipo de leitura, você não pode deixar de lado os grandes clássicos da literatura.
Mas é claro que esses clássicos não incluem somente os grandes autores brasileiros. Entre eles você até vai encontrar grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis e Euclides da Cunha, mas nós não deixamos de fora os grandes autores da literatura espanhola, como Miguel de Cervantes, e inglesa, como Shakespeare e Jane Austen.
Confira a seguir uma lista com os principais títulos que você precisa ler antes de morrer:
E aí, você concorda com a lista acima? Tem outras sugestões de livros para ler antes de morrer? Compartilhe sua opinião no campo de comentários e nos ajude a incrementar essa lista!

Mais de 100 e-book grátis

 
01. Como escrever para a web (Guillermo Franco)
02. O que é o virtual? (Pierre Lévy)
04. Web 2.0: erros e acertos (Paulo Siqueira)
05. Para entender a internet (org. Juliano Spyer)
06. Redes sociais na internet (Raquel Recuero)
07. Televisão e realidade (Itania Gomes)
08. Autor e autoria no cinema e televisão (José Francisco Serafim)
09. Comunicação e mobilidade (André Lemos)
10. Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa (Ana Carolina Escosteguy)
11. Conceitos de comunicação política (org. João Carlos Correia)
13. Informação e persuasão na web (org. Paulo Serra e João Canavilhas)
14. Teoria e crítica do discurso noticioso (João Carlos Correia)
17. O marketing depois de amanhã (Ricardo Cavallini)
19. Grandes Marcas Grandes Negócios (José R. Martins)
20. Relações Públicas digitais (org. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)
21. Ferramentas digitais para jornalistas (Sandra Crucianelli)
22. Blogs.com: estudos sobre blogs (org. Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo)
30. Retória e mediação II: da escrita à internet (orgs. Ivone Ferreira e María Cervantes)
32. Comunicação e estranheza (Suzana Morais)
34. Manual da teoria da comunicação (Joaquim Paulo Serra)
35. Estética do digital: cinema e tecnologia (orgs. Manuela Penafria e Mara Martins)
36. Jornalismo digital e terceira geração (org. Suzana Barbosa)
37. Comunicação e ética (Anabela Gradim)
40. Teorias da comunicação (orgs. José Manual Santos e João Correia)
41. Comunicação e poder (org. João Correia)
42. Comunicação e política (org. João Correia)
43. Manual de jornalismo (Anabela Gradim)
44. A informação como utopia (Joaquim Paulo Serra)
45. Jornalismo e espaço público (João Correia)
46. Semiótica: a lógica da comunicação (Antônio Fidalgo)
50. Campos da comunicação (orgs. Antônio Fidalgo e Paulo Serra)
51. Jornalistas da web: os primeiros 10 anos (Jornalistas da web)
52. Onipresente (Ricardo Cavallini)
56. Perspectivas do Direito da propriedade intelectual (Helena Braga e Milton Barcellos)
57. E o rádio? Novos horizontes midiáticos (Luiz Ferraretto e Luciano Klockner)
58. Manual de redação do jornalismo online (Eduardo de Carvalho Viana)
59. Jornalismo internacional em redes (Cadernos da Comunicação)
61. A cibercultura e seu espelho (orgs. Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto)
62. Direitos do homem, imprensa e poder (Isabel Morgado)
65. O livro depois do livro (Giselle Beiguelman)
66. A internet em Portugal (OberCom)
67. Memórias da comunicação (orgs. Cláudia Moura e Maria Berenice Machado)
68. Comunicação multimídia (org. Maria Jospe Baldessar)
69. Cultura digital.br(orgs. Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn)
70. História da mídia sonora (orgs. Nair Prata e Luciano Klockner)
71. História das relações públicas (Cláudia moura)
72. Manual de laboratório de jornalismo na internet (Marcos Palacios e Beatriz Ribas)
73. O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade (Marcos Palacios e Elias Machado)
74. Retórica e mediação: da escrita à internet (orgs. Ivone Ferreira e Paulo Serra)
75. Design/Web/Design: 2 (Luli Radfaher)
76. A arte de despediçar energia (Ricardo Cavalline)
77. A blogosfera policial no Brasil (orgs. Silvia Ramos e Anabela Paiva)
79. Do broadcast ao socialcast (Manoel Fernandes)
81. Manual de sobrevivência online (Leoni)
82. Olhares da rede (orgs. Claudia Castelo Branco e Luciano Matsuzaki)
83. A democracia impressa (Heber Ricardo da Silva)
84. Design e ergonomia (Luis Carlos Paschoarelli)
85. Design e planejamento (Marizilda do Santos Menezes)
86. História e comunicação na nova ordem internacional (Maximiliano Martin Vicente)
89. Princípios Inconstantes (Itaú Cultural, com coordenação de Claudiney Ferreira)
95. Além das redes de colaboração (orgs. Nelson De Luca Pretto e Sérgio Silveira)
104. Marketing 1 to 1 (Peppers&RogersGroup)
106. Cultura livre (Lawrence Lessing)
107. As marcas na agenda dos CEOs (Troiano Consultoria)
108. Guia da reputação online (António Dias)
111. Suprassumo Mídia Boom (Mídia Boom)
112. Vida para consumo (Zygmunt Bauman)
114. Escola de redes (Augusto de Franco)
115. Blog: jornalismo independente (Fernanda Magalhães) 
117. Smart digital. Conteúdo social (Bruno de Souza) 
118. Jornalismo e convergência (orgs. Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira) 
119.Perspectivas da pesquisa em com. digital (orgs. Adriana Amaral, Maria Aquino e Sandra Montardo)
120. Open source: evolução e tendências (Cezar Taurion) 
121. Redes sociais e inovação digital (org. Gil Giardelli) 
122. Radiojornalismo hipermidiático (Debora Lopez) 
123. Em busca de um novo cinema português (Michelle Sales) 
124. O paradigma do documentário (Manuela Penafria)
125.Cidadania digital (orgs. Isabel Salema e António Rosas) 
127. Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo) 
128. Para entender as mídias sociais (org. Ana Brambilla) 
129. Comunicação e marketing digitais (orgs. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal) 
130. Mídias sociais e eleições 2010 (orgs. Ruan Carlos e Nina Santos) 
131. 11 Insights (Grupo Troiano)

Compartilhar