31 de jan. de 2014

TV Cultura a segunda emissora de maior qualidade no mundo


Sob encomenda da rede britânica BBC, o instituto inglês de pesquisa Populus divulgou um levantamento no qual a TV Cultura aparece como a segunda emissora de maior qualidade no mundo, atrás apenas da BBC One.

O estudo entrevistou 500 pessoas (adultas com mais de 18 anos) em cada um dos 14 países da pesquisa sobre a qualidade da programação de TV: Alemanha, Austrália, Brasil, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Suécia.

A próxima brasileira da lista, segundo o levantamento, é a TV Globo, que ficou com a 28ª posição.

A TV Brasil aparece em 32º lugar. A Bandeirantes ficou no 35º, a Record, no 39º, e o SBT, no 40º.

Ensino Doméstico - Educação Domiciliar


Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

O que é o ensino doméstico

"O ensino doméstico é uma alternativa à escola; qualquer família pode optar por esta via. No ensino doméstico, os pais decidem ser os principais responsáveis pela educação dos seus filhos em vez de a delegarem à escola - por lei, este é um dos seus direitos.


A maioria das pessoas manda os filhos para a escola para estes serem educados mas, ao contrário da crença popular, educar os filhos em casa é legal e razoável. Se vocês pensam que não são suficientemente ricos para educar em casa, lembrem-se que milhões de famílias pelo mundo fora estão, neste momento, praticando o ensino doméstico.

A maioria dos pais-educadores não são professores de profissão. Ao penetrarem nesta via depressa descobrem como a realidade do ensino doméstico é diferente das expectativas ou medos que inicialmente tinham. Quando começam a praticar o ensino doméstico descobrem que podem concentrar-se apenas nas áreas que querem, quando querem, que não é caro, que as crianças não se sentem sozinhas, que podem fazer exames se quiserem, e que é possível educar crianças com necessidades especiais.

O MOVIMENTO NÃO ESCOLA


Não-escola (unschooling) é um termo criado pelo escritor e educador John Holt. É, na sua essência, equivalente à aprendizagem autónoma - uma aprendizagem natural, orgânica, eclética, motivada pelos interesses intrínsecos e dirigida pelas próprias crianças e jovens. 

O termo não-escola é geralmente usado para qualquer tipo de educação que não segue um currículo fixo, mesmo que não seja completamente autónoma. Na prática, existem vários graus de autonomia. 

Uma possível diferença entre os dois termos poderá ser que, enquanto não-escola se refere à prática da aprendizagem autónoma feita a partir de casa, com os pais como facilitadores, aaprendizagem autónoma pode ter lugar dentro de contextos mais institucionais como, por exemplo, em escolas democráticas.

A MÚSICA DA VIDA TOCADA POR PROTEÍNAS


Descoberta música da vida, tocada por proteínas

Acabam de ser identificados movimentos críticos para a vida humana, minúsculas vibrações, que ocorrem nas proteínas. 
Tais como as cordas de um violino ou os tubos de um órgão, as proteínas no corpo humano vibram em diferentes padrões. Mas, até hoje, não se sabia se essas vibrações tinham alguma função.
Pesquisadores afirmam ter obtido agora a primeira evidência conclusiva da existência dessa "música da vida" e de sua função na manutenção dos processos biológicos
Usando uma técnica chamada microscopia de campo próximo terahertz, cientistas da Universidade de Buffalo e do Centro Médico Hauptman-Woodward (EUA) observaram pela primeira vez em detalhes as vibrações da lisozima, uma proteína antibacteriana descoberta por Alexander Fleming em 1922.

Música da vida

As vibrações, que se acreditava serem aleatórias e dissiparem rapidamente, na verdade persistem nas moléculas como o "toque de um sino", compara Andrea Markelz, líder do trabalho.


Estes pequenos movimentos permitem que as proteínas mudem de forma rapidamente, de modo que possam ligar-se facilmente a outras proteínas, um processo que é necessário para que o corpo execute funções biológicas críticas, como a absorção de oxigênio, a reparação de células e a replicação do DNA.


A pesquisa abre as portas para uma maneira totalmente nova de estudar os processos celulares básicos que garantem e sustentam a vida.
Para observar as vibrações das proteínas, a equipe contou com uma característica interessante dessas moléculas essenciais: o fato de que elas vibram na mesma frequência que a luz que elas absorvem.
"O sistema celular é simplesmente fantástico. Você pode pensar em uma célula como uma pequena máquina que faz um monte de coisas diferentes - ela detecta, faz mais dela mesma, ela lê e replica o DNA e, para que todas essas coisas ocorram, as proteínas precisam vibrar para interagir umas com as outras," explica Markelz.
O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

28 de jan. de 2014

A DIMENSÃO ESPIRITUAL NO TRATAMENTO MÉDICO


O exercício da medicina e a formação dos médicos raramente levam em consideração aspectos como religião e espiritualidade no contato com os pacientes.
Isso apesar da lida diária desses profissionais com a saúde humana, o que com frequência é sinônimo de lidar com o sofrimento alheio, a dor e a morte.
Para o psiquiatra Frederico Camelo Leão, independentemente das crenças pessoais do médico, ele deve estar preparado para lidar com a dimensão espiritual.
"O paciente demanda isso", afirma o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.
O Dr. Leão coordena o Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER), iniciativa que busca compreender a relação entre esses três fatores a partir de atividades de pesquisa, ensino e assistência terapêutica.
Segundo o médico, a complexidade do ser humano e a saúde mental vão muito além das questões neuroquímicas - e é essa premissa que guia o programa.
Espiritualidade e saúde
A ideia não é que a espiritualidade e a religiosidade entrem como uma alternativa ao tratamento médico. "É uma forma complementar, dentro da visão de que a busca da saúde é mais do que apenas tomar remédios", explica.
Leão conta que trabalhos científicos na área indicam que práticas como meditação, orações ou a dedicação a uma denominação religiosa podem estar associadas a melhoras na defesa imunológica e na longevidade.
Ao frequentar um templo ou igreja, por exemplo, a pessoa, além de trabalhar sua espiritualidade, tem também suporte social, ou seja, frequenta um lugar onde pode compartilhar experiências e obter apoio, o que traz benefícios à saúde, podendo, inclusive, inibir ímpetos suicidas.
Anamnese espiritual
A abordagem adotada na USP começa com um questionário para mapear o perfil espiritual/religioso de cada paciente.


Essa sessão - chamada de anamnese espiritual - por si só já apresenta uma função terapêutica ao estimular a reflexão do paciente sobre essas questões.
A seguir, equipe pode sugerir o encaminhamento do paciente a alguma das atividades promovidas pelo programa, como meditação, oficina de contos, ioga e psicoterapia transpessoal - no caso da ioga, o programa se estende também aos funcionários do Instituto.
O trabalho não envolve práticas religiosas, embora possa ser feita uma intermediação quando o paciente deseja receber a visita de um representante religioso, como um rabino, padre ou pastor.
Ciência e religião
Embora ainda exista resistência por parte da comunidade científica ao lidar com questões que envolvam religião e espiritualidade, o Dr. Leão relata um grande crescimento na produção científica na área.
"A resistência vem de quem acredita que a questão central da psiquiatria é diagnóstico e medicação. Mas a psiquiatria não se esgota aí", conclui o médico.



27 de jan. de 2014

A SERVIDÃO MODERNA

Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais


O artigo “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”, diz Papa Francisco foi retirado de um site espanhol na qual a fonte encontra-se no final do texto. Me surpreende algumas atitudes desse Papa. Não é de hoje que ele gera polemica com suas revelações.  Colocarei os texto do artigo e da minha opinião em cores diferentes para melhor compreensão.
Artigo traduzido:
Um homem que está lá para abrir muitos “segredos ” antigos na Igreja Católica é o Papa Francisco. Algumas das crenças que são realizadas na igreja, mas que são contra a natureza amorosa de Deus, estão sendo revistas pelo Papa, que foi recentemente nomeado o ‘ Homem do Ano ‘ pela revista TIME .
Em suas últimas revelações , o Papa Francisco disse :
” Por meio da humildade , da introspecção e contemplação orante ganharam uma nova compreensão de certos dogmas . A igreja já não acredita em um inferno literal , onde as pessoas sofrem . Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz , mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar . Como a história de Adão e Eva , nós vemos o inferno como um artifício literário . O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com Deus. “
Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo , o Papa Francisco declarou:
” Todas as religiões são verdadeiras , porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam neles. Que outro tipo existe realmente ? No passado , a igreja a igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira . Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha! Para os conservadores e liberais , até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós . Todos nós amando e adorando o mesmo Deus . “Nos últimos seis meses , os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas.” 
O Terceiro Conselho do Vaticano com o Papa Francisco concluiu anunciando que …
O catolicismo é uma religião agora “moderno e razoável , que passou por mudanças evolutivas. Hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda . A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade ateu reconhece Deus , bem como, redime a sua alma , tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade. “
A declaração sobre o discurso do Papa enviou os tradicionalistas a um ataque de confusão e histeria .
” Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo , nós reconheceremos nossa divindade . A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas , algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores , contra a mensagem do amor e da verdade , caso contrário, irradiando através da Escritura chegou. Com base em nossa nova compreensão , vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro , é minha esperança de que , um dia , um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.
Alguns cardeais da Igreja Católica são contra as recentes declarações do Papa Francisco.’
Acredito que se continuar dessa forma logo esse Papa se assumirá Ateu! rs Falando sério, ele já revelou outras opiniões polemicas que a própria igreja logo desmentiu, dizendo não ser essa a verdade. Mas dessa vez será que vamos ter outra retratação ou realmente havará mudanças nos dogmas católicos?
Outro ponto de vista que tenho em relação a declaração dele referente a alguns versos da Biblia não serem literais, causa não só uma mudança de paradigma, mas uma possível descredibilidade da propria história aprensentada ali. Pois quem me garante que Jesus e outros personagens realmente existiram ou não são mais uma alegoria/metáfora como Inferno, Adão e Eva?

26 de jan. de 2014

Grafeno - o material do século 21


Considerado o “material do século 21”, o grafeno vai ganhar um centro de pesquisas avançadas com sede no Brasil. A novidade deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2014 e será responsabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
O Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGrafe) contará com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e será o primeiro do gênero do Brasil. As instalações serão distribuídas em uma área de 6,5 mil metros quadrados e o investimento previsto é de US$ 15 milhões.
Considerado o material mais resistente do mundo, o grafeno é um cristal bidimensional de átomos de carbono, organizado em uma rede de padrão hexagonal. Uma folha de grafeno é mais fina do que a espessura de um filme plástico. O material foi descoberto em 2004 na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e rendeu aos pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov o Prêmio Nobel de Física.
“O potencial de mercado dentro de dez anos é algo próximo a US$ 1 trilhão e, por isso, o MackGrafe pretende dominar todas as técnicas de obtenção do material. Os outros processos já estão sendo feitos e agora só falta o do crescimento”, explica Eunezio Antonio Thoroh de Souza, responsável pelo Centro.
O novo Centro se dedicará apenas à pesquisa, sem exportar ou fabricar produtos, mas com o propósito de obter o controle da tecnologia para que o Brasil não dependa de outros países.

FONTE: TECMUNDO

GUIA DOS ACERVOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS


Acervos Digitais Multimídia

Domínio Público

Biblioteca digital, desenvolvida pelo Ministério da Educação, que disponibiliza gratuitamente textos, imagens, vídeos, áudios que estão livres de direitos autorais. Além de livros de autores da literatura brasileira e portuguesa, o sistema recupera publicações científicas da base de teses e dissertações da CAPES.
Em português.

Internet Archive

Organização estadunidense sem fins lucrativos, fundada em 1996. Dedica-se a manter e disponibilizar arquivos multimídia de todos os tipos (imagens, vídeos, áudios, textos, livros e softwares). Como uma biblioteca pública, o site oferece acesso gratuito e livre a pesquisadores, historiadores, estudantes e aos interessados em geral. Ali é possível encontrar um pouco de tudo, até comerciais antigos de televisão.
Neste site é possível acessar a Wayback Machine, uma espécie de “memória digital”, com cerca de 150 bilhões de páginas da web desde 1996.
Em inglês.

Wikimedia Commons

Portal do projeto Wikipédia que oferece um grande acervo de imagens, arquivos de áudio e vídeos. Está disponível em português e em outras diversas línguas.

Imagens

Copyright-Friendly

Apresenta várias dicas de links. A maior parte está em Creative Commons Licensing. Em inglês.

Flickr Creative Commons

Muitos usuários do Flickr escolheram oferecer o trabalho deles sob uma licença da Creative Commons, e você pode navegar ou buscar o conteúdo sob cada tipo de licença. Em português.

MorgueFile

Banco de imagens gratuito aberto a contribuições. Em inglês.

Freerange

O banco de imagens oferece fotos em alta resolução grátis para uso em projetos pessoais ou profissionais. Para fazer o download das imagens é preciso fazer um cadastro, mas ele é gratuito. Fotógrafos também podem enviar suas fotos e serem remunerados por elas. Em inglês.

Stock.Xchng

Comunidade onde se compartilham imagens gratuitamente. As imagens têm pouca resolução, o que é ideal para usos voltados para a web e trabalhos multimídia. Em inglês.

Microsoft Office - Busca de Imagens

O portal da Microsoft também oferece download de fotos, cliparts, ilustrações e gifs gratuitos. Em português.

Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Banco de fotos, em alta resolução, dos municípios paulistas que tem o objetivo de facilitar a pesquisa sobre os pontos turísticos do Estado. São mais de 3 mil fotos gratuitas de mais de 300 municípios. Foi idealizada pela Federação de Convention & Vistitors Bureaux do Estado de São Paulo, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e a EMBRATUR. Também está disponível em inglês, espanhol e francês.

Sons e músicas

Jamendo

Comunidade de música livre, legal e publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons. É possível compartilhar e baixar as músicas. Pode ser acessado em diversos idiomas, inclusive o português.

Mutopia

Projeto onde é possível baixar livremente partituras e arquivos midi de músicas clássicas. Em inglês.

Dance Industries

O site oferece, em Copyleft, uma grande variedade de arquivos de MP3 nos gêneros dance, tecno e eletrônica. Em inglês.

International Music Score Library Projecto (IMSLP)

Diferentemente dos outros, neste site só é possível ter acesso a partituras e não a arquivos de músicas. Porém é considerada a maior biblioteca online de partituras do mundo. Também é totalmente colaborativo, e as contribuições são muito bem vindas. Além de todas as obras de domínio público o site oferece músicas de compositores que estejam dispostos a compartilhar seu trabalho com o mundo gratuitamente. Em inglês.

Projeto Livro Falado

Proporciona o acesso às obras por pessoas com deficiência visual. O acervo conta com livros em formato de áudio do Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Pedro Bandeira, Sylvia Orthof, Sonia Junqueira e outros autores.

Filmes e vídeos

Public Domain Torrents

Site onde se pode obter legalmente filmes clássicos e filmes B que caíram no domínio público. Para fazer o download, é preciso usar um software/protocolo para torrents. Dá para assistir aos filmes no DVD, no iPod e até mesmo no Playstation Portátil.

Emol

Seu acervo oferece centenas de filmes e cartoons de forma livre e legal, incluindo aqueles que já caíram em domínio público e foram bastante populares durante o século 20. Não é necessário nenhum software específico para baixar ou para assistir os filmes. Em inglês.

Black and White Movies

Possui uma grande coleção de filmes antigos, em branco e preto (como diz o nome do site), que podem ser baixados ou só assistidos. São organizados por ano, categoria e por ordem alfabética. Estão todas em domínio público, porém não há legendas. Em inglês.

Livros, jornais e revistas em geral

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP

Editora, ligada ao Governo do Estado de São Paulo, que também presta serviços gráficos para órgãos públicos do Estado e entidades do Terceiro Setor. Seu site disponibiliza a íntegra das seguintes publicações e coleções:
Diário Oficial do Estado de São Paulo: o acesso às edições, desde 1891, é integral e gratuita;
Coleção Aplauso: traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país;
http://www.imprensaoficial.com.br/jornalex/: produzido entre 1973 e 1975, com periodicidade mensal, o EX foi um dos expoentes da chamada mídia alternativa durante a ditadura militar, reconhecido por suas reportagens aprofundadas, textos ácidos e imagens provocativas.

Arquivo Público do Estado de São Paulo - Jornais e Revistas

Subordinado ao Governo do Estado de São Paulo, o Arquivo mantém e disponibiliza para pesquisa um rico acervo que conta a história do Estado de São Paulo. A instituição tem digitalizado e colocado na internet parte de seu acervo de documentos, jornais e revistas. Por exemplo, é possível consultar exemplares de edições antigas de jornais de comunidades de imigrantes em São Paulo e revistas, como A Cigarra.

Jornal Última Hora

O Arquivo Público do Estado de São Paulo também digitalizou as edições do jornal carioca Última Hora. Foi lançado em 1951, em pleno governo de Getúlio Vargas, pelo jornalista Samuel Wainer. É considerado um marco no jornalismo brasileiro, inovando em termos técnicos e gráficos. A coleção vai até 1970.

Projeto Gutenberg

É a mais antiga biblioteca digital do mundo, tendo sido criada em 1971 por um estudante da Universidade de Illinois (EUA). Trata-se de um projeto colaborativo, desenvolvido com a ajuda de voluntários em todo o mundo, que reúne obras em domínio público digitalizadas, para serem “baixadas” gratuitamente. A maior parte do acervo é composta por livros de literatura, mas outros tipos de obras também estão presentes (como livros de referência e periódicos). Há obras em diversas línguas, inclusive o português. Há também uma versão da página em português.

Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo - Revistas “A Scena Muda” e “Cinearte”

Disponibiliza a coleção digitalizada completa das duas primeiras revistas brasileiras dedicadas ao cinema: “A Scena Muda” e “Cinearte”, editadas na primeira metade do século 20. Projeto desenvolvido pela Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall, em São Paulo.

Revista Veja

Em comemoração ao seu aniversário de 40 anos, a revista VEJA digitalizou todo o seu acervo e o disponibilizou na web. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital.

Google Books (Revistas)

É possível “folhear” diversas revistas estrangeiras e nacionais, na íntegra.

Biblioteca Digital Camões

Desenvolvida pelo Instituto Camões de Portugal, disponibiliza textos literários portugueses (romances, contos e poesia), textos acadêmicos (teses e dissertações apresentadas em universidades estrangeiras no âmbito dos estudos portugueses), textos sobre arte, ensaios de temas diversos, revistas, etc.

Machado de Assis - Obra Completa

O Ministério da Educação desenvolveu um site especial com a obra completa do Machado de Assis. Encontram-se os textos completos dos seus romances, crônicas, poesias, contos e peças de teatro, além de outras informações sobre esse autor.

Many Books

Oferece livros que são de domínio público ou que tiveram seus direitos cedidos pelos detentores legais para que fossem disponibilizados no site. Há desde os livros clássicos (como Shakespeare) até os mais contemporâneos. Em diversas línguas, inclusive o português.

The Digital Comic Museum

Considerado o maior museu on-line de histórias em quadrinhos do mundo. Apresenta HQs de domínio público ou que tiveram os direitos cedidos para download. Há edições de 1920 a 1970. Em inglês.

Portal de Periódicos da CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferece acesso a diversas publicações científicas. São mais de milhares revistas internacionais e nacionais, além de centenas de bases de dados com resumos em todas as áreas do conhecimento. Os conteúdos estão organizados por editores, assunto e tipo de acesso (gratuito ou restrito). O acesso livre a todo o conteúdo só é permitido a usuários autorizados das instituições participantes do consórcio com a CAPES. Estes usuários são professores, estudantes de graduação, pós-graduação e extensão e funcionários vinculados oficialmente a essas instituições (em geral, instituições de ensino superior e de pesquisa).

Revistas do CPDOC/FGV

O site (e o centro de pesquisa) é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Além de apresentar trabalhos sobre a história contemporânea brasileira, há também alguns periódicos disponíveis para consulta, como a Revista de Estudos Históricos e a Revista Mosaico.

Patrimônio Cultural e Histórico

Europeana

O Europeana é uma biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia. Seu objetivo é tornar acessível o imenso patrimônio cultural de todos os acervos nacionais do continente, que incluem: livros raros, antigos ou cujas edições se esgotaram; pinturas, fotografias, mapas, jornais, manuscritos, documentos, sons e vídeos (incluindo filmes e programas de TV). Utiliza uma plataforma multilíngue, em que pode ser acessado em diversas línguas, como o português.

Biblioteca Digital Mundial

O projeto é fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Podem ser incluídos, manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros. Há documentos, por exemplo, que datam de séculos a.C. Pode-se fazer uma pesquisa por período, lugar, tema, tipo de item e instituição contribuinte. Qualquer biblioteca, museu, arquivo ou outra instituição cultural que tenha conteúdo histórico e cultural interessante poderá participar. Utiliza plataforma em diversos idiomas.

Biblioteca Digital do Congresso dos EUA - Library of Congress

A Biblioteca do Congresso dos EUA disponibiliza através da sua biblioteca digital uma infinidade de recursos que podem ser consultados gratuitamente: documentos, livros, jornais, mapas, fotografias, ilustrações, coleções diversas, etc.

Acervo de Fotografias da Revista Life

A Revista Life, em parceria com o Google, disponibilizou 30% de seu acervo fotográfico neste site, para visualização. Muitas dessas fotos constituem imagens históricas e representativas do período compreendido entre 1860 a 1970. Em inglês.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Reúne textos e outros tipos de documentos (ilustrações, mapas, partituras e periódicos) representativos da história e da cultura de Portugal. Publica em seções específicas os Espólios sobre os mais importantes autores portugueses: Camilo Pessanha, Antero Quental, José Saramago, Rómulo de Carvalho, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Vitorino Nemésio e Almeida Garret. Mostra documentos e manuscritos dos autores (incluindo fotografias). Em português.

Biblioteca Digital Brasil - Fundação Biblioteca Nacional

Abrange projetos específicos: Rede da Memória Virtual Brasileira (sobre as expressões culturais das artes, música, literatura e história do país e de suas regiões); A França no Brasil (portal digital entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França); Periódicos & Literatura; Guerra do Paraguai; Coleção Thereza Christina (coleção de fotografias do Imperdor D. Pedro II); entre outros. Em português.

Biblioteca Nacional Sem Fronteiras

Programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras. Em português.

Brasiliana USP

Esta biblioteca digital é fruto da doação do acervo pessoal do bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo, que também está sendo materializado na forma de uma biblioteca localizada no campus da USP. Há livros, mapas e imagens em domínio público. Em português.

Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais

Reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo.

Biblioteca Digital do Museu Nacional

Disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

Ciências Humanas

Bibliotecas Virtuais Temáticas - PROSSIGA

Coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na internet, sobre determinadas áreas do conhecimento. Elas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos na Internet.
Na área de ciências humanas, disponibiliza as bibliotecas virtuais de: artes cênicas, mulher, estudos culturais e literatura. Também disponibiliza aBiblioteca Virtual Anísio Teixeira, grande educador brasileiro.

Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo

O setor do Acervo História da Assembleia Legislativa de São Paulo disponibiliza para consulta mais de 350 mil página de documentos originais relacionados à história do legislativo paulista (e, por extensão, um pouco da história política do Estado de São Paulo). Disponibiliza para download as publicações da Alesp, como o catálogo do Acervo História e sua revista; a Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa de São Paulo; publicações sobre a atuação legislativa de personalidades como as de Caio Prado Júnior, Prudente de Moraes, etc.

Biblioteca Digital do Senado Federal

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Biblioteca Virtual da América Latina

Desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. São abrangidos textos de Direitos Humanos elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo governo brasileiro, todos em português.

Biblioteca On Line do SEBRAE

Espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Há muitos textos e cartilhas que explicam detalhes dos vários tipos de negócios e fornecem dicas importantes para o empreendedor.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV

O site (e o centro de pesquisa) é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Apresenta uma série de conteúdos, tais como os dossiês sobre a história do Brasil (50 anos de Brasília, anos JK, Jango e Era Vargas); entrevistas de história oral (a maior parte voltada para o estudo da trajetória e desempenho das elites brasileiras desde os anos de 1930).

Biblioteca do IBGE

A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.
Em Periódicos RBG e RBE, pode-se acessar o conteúdo das duas revistas publicados pelo IBGE: a Revista Brasileira de Geografia (de 1939 a 1995) e a Revista Brasileira de Estatística (de 1940 a 2000).

Biblioteca Digital Paulo Freire

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que visa divulgar a produção do educador Paulo Freire.

Observatório de Educação em Direitos Humanos - UNESP

O observatório existe desde 2007 e está ligado à UNESP. No site é possível encontrar um farto material sobre o tema. Em “Biblioteca”, encontram-se artigos, livros, revistas e cartilhas.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

É possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

Biblioteca Virtual de Literatura

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

Saúde, Ciências Biológicas, Tecnologia e Exatas

SCIELO (Scientific Electronic Library Online)

Biblioteca digital de artigos de periódicos científicos da América Latina e Caribe, onde há acesso livre ao texto integral (em português, espanhol e inglês). Resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A maior parte dos periódicos cobertos é da área de saúde, mas também podem ser encontradas revistas das áreas de Ciências Humanas e Exatas também.

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

Disponibiliza informações em ciências da saúde na forma de fontes de informação, comunicações de eventos, diretórios e portais, etc. Desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecida como BIREME, em colaboração com órgãos públicos, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.
A metodologia de construção de uma biblioteca virtual, desenvolvida pela BIREME, acabou servindo de inspiração e modelo para outras bibliotecas virtuais temáticas ligadas, de alguma forma, ao tema saúde:

Rede de Informação e Conhecimento - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Reúne e disponibiliza informações sobre a produção científica das instituições de pesquisa na área da saúde, ligadas ao Governo do Estado de São Paulo. Também é possível ter acesso à legislação paulista em saúde.

Bibliotecas Virtuais Temáticas - PROSSIGA

Apresentada anteriormente no tópico “Ciências Humanas”, também disponibiliza, na área de ciências biológicas, exatas e tecnologia, as bibliotecas virtuais de: inovação tecnológica, matemática, saúde mental e reprodutiva. Além disso, disponibiliza as Bibliotecas Virtuais de Notáveis da Ciência e Tecnologia no Brasil e portais temáticos de biodiesel, recursos hídricos e minerais.

Biblioteca Virtual da FAPESP

Desenvolvida pelo Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Disponibiliza documentos relativos à memória da instituição, assim como as suas publicações, conteúdos de divulgação científica, dissertação e teses apoiadas por ela. O foco é a a informação científica e tecnológica.

Biblioteca Digital de Ciências - Unicamp

Disponibiliza livremente softwares, imagens, teses, monografias e apostilas voltadas ao ensino de qualquer disciplina da área biológica. Também disponibiliza artigos publicados pela Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. É desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Educacional do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Em português.

Biblioteca Multimídia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Seu objetivo é abrigar os conteúdos produzidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ligada à Fundação Oswaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro. Há textos, animações, áudios, gráficos, imagens, links, apresentações realizadas em eventos da escola e mapas para download. Os temas sempre são ligados à saúde e ciências biológicas. Em português.

Centro Esportivo Virtual

Reúne revistas e livros, teses, bibliografia, informações sobre congressos e outros eventos, legislação relacionada, etc.

Videoteca do IFUSP

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo disponibiliza alguns vídeos sobre variados temas relacionados à Física e sua história.

Bibliotecas Digitais de Teses, Dissertações e Monografias

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD

Desenvolvida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, objetiva integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar gradativamente para consulta ou download, a produção nacional de teses e dissertações.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Base de teses e dissertações da USP (Universidade de São Paulo), onde os textos podem ser acessados em texto integral. Ressalta-se que nem todas as teses e dissertações defendidas nas unidades das USP estão contidas neste banco, pois ele está sendo alimentado ao longo do tempo.

Biblioteca Digital da Unicamp

Disponibiliza milhares de documentos para download livre, entre teses, dissertações, artigos, entre outros tipos de trabalhos produzidos pelos alunos e pesquisadores da Unicamp.

Banco de Teses da CAPES

Visa facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. Ele não dá acesso direto ao texto das monografias, mas apenas às informações sobre eles e a instituição de ensino onde estão depositadas. Mas acaba sendo uma mão na roda para encontrar dados sobre teses do país todo. Desenvolvido pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Bibliotecas digitais de monografias da UNESP

A UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” disponibiliza uma biblioteca digital como os trabalhos de pesquisa defendidos em todas as suas unidades, inclusive os trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Centro Paula Souza - CEETEPS

Página que disponibiliza as dissertações e monografias produzidas por alunos dos programas de mestrado, especialização e MBA do Centro Paula Souza. O órgão é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, ao qual estão ligadas as Faculdades de Tecnologia (FATECs) e Escolas Técnicas (ETECs), especializadas em ensino técnico e tecnológico no Estado de São Paulo.

Seu Estado é Estrela


20 de jan. de 2014

474 livros de arte para download gratuito


O Metropolitan Museum of Art, de Nova York, um dos maiores e mais importantes museus do mundo, disponibilizou parte de suas publicações para download gratuito. São 474 livros. As obras disponibilizadas foram publicadas entre 1964 e 2013 e compreendem todo o período da história da arte — ressaltando as características artísticas distintivas e influentes, classificando as diferentes formas de cultura e estabelecendo a sua periodização.


Clique no link para acessar: 




Compartilhar