23 de jul. de 2013

Separados por um muro


Separados por um muro, duas mãos entrelaçadas é o que os mantém conectados.

No cemitério de Roermond, na Holanda, é possível observar dois túmulos "de mãos dadas". A questão é que eles estão separados por um muro, de um lado ficam os que eram católicos, do outro, os protestantes.

Na parte protestante do cemitério está enterrado JWC van Gorcum, coronel da cavalaria holandesa e comissário da milícia de Limburg. Sua esposa, senhora JCPH van Aefferden, está na parte católica.

Eles se casaram em 1842, van Aefferden tinha 22 anos e o coronel tinha 33 anos, mas ele era um protestante e não pertenciam à nobreza como sua esposa.

A razão para haver tal separação com tanto vigor na Holanda é que na época a Pilarização ("verzuiling" em holandês ) estava em plena força. No caso, Pilarização era uma segregação política-institucional. As sociedades em que viviam sobre tal segregação eram "verticalmente" divididas em vários segmentos ou "pilares de acordo com as diferentes religiões ou ideologias. Os exemplos mais conhecidos eram os holandeses e belgas.

Cada pilar da sociedade tinha suas próprias instituições sociais, nunca se misturando. Assim, os protestantes tinham os bancos, escolas, empresas, sindicatos, jornais etc; tudo protestante, e assim era com relação aos católicos.

Algumas empresas contratavam apenas o pessoal de uma religião ou ideologia específica. Isso levou a uma situação em que muitas pessoas não tiveram nenhum contato pessoal com pessoas de outro pilar. 

Ainda assim, o coronel van Gorcum e a senhora van Aefferden ainda conseguiram passar por cima de boa parte da segregação a qual viviam. 

Contudo, depois de terem sido casados por 38 anos, o coronel morreu em 1880 e foi enterrado do lado protestante, contra a parede. Sua esposa morreu em 1888 e tinha decidido não ser enterrada no túmulo da família, mas do outro lado do muro, que era o mais próximo que podia chegar de seu marido. 

A pilarização na Holanda começou a ruir após a Segunda Guerra Mundial e finalmente na década de 1960 boa parte do sistema segregacionista foi deixado de lado. 


Administração Imagens Históricas 

Fonte: 

- SCHROVER, Marlou. "Pillarization, Multiculturalism and Cultural Freezing". Leiden University. Disponível em <<http://www.knhg.nl/wpcontent/uploads/Schrover_Marlou_._Pillarization_Multiculturalism_and_Cultural_Freezing_Dutch_Migration_History_and_the_Enforcement.pdf>>. Acessado em: 18 jul. 2013. 

- Tænketanken. Disponível em <<http://www.academia.dk/Blog/the-graves-of-a-catholic-woman-and-her-protestant-husband-holland/>>. Acessado em: 17 jul. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar