O propósito
de organizar uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação
surgiu da necessidade de se colocar à disposição dos professores e dirigentes da
educação de todo o país obras de qualidade para mostrar o que pensaram e
fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional, nos
planos nacional e internacional. A disseminação de conhecimentosnessa
área, seguida de debates públicos, constitui passo importantepara o
amadurecimento de ideias e de alternativas com vistas aoobjetivo republicano de
melhorar a qualidade das escolas e daprática pedagógica em nosso país.
Para
concretizar esse propósito, o Ministério da Educação instituiu Comissão
Técnica, composta por representantes doMEC, de instituições educacionais, de
universidades e da Unescoque, após longas reuniões, chegou a uma lista de
trinta brasileiros etrinta estrangeiros, cuja escolha teve por critérios o
reconhecimentohistórico e o alcance de suas reflexões e contribuições para o avançoda
educação. No plano internacional, optou-se por aproveitar a coleçãoPenseurs de l´éducation, organizada pelo International Bureau ofEducation(IBE) da
Unesco em Genebra, que reúne alguns dos maiorespensadores da educação de todos
os tempos e culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário