25 de jan. de 2012

O mundo em gotas

Fotógrafo amador revela mundo de cores em gotas d'água


O alemão Markus Reugels captura o mundo em gotas d'água. O fotógrafo amador, que trabalha como instalador de pisos de madeira, diz que suas imagens mostram coisas belas nas quais não pensamos na nossa vida diária ou que não conseguimos ver com nossos próprios olhos.
A ideia para a série de imagens "Refração" surgiu quando Reugels viu uma foto do homem-aranha refletido em uma gota. Ele decidiu que queria produzir o mesmo tipo de fotografia.
FONTE: BBC - Brasil

24 de jan. de 2012

My Sweet Lord

Sua imagem em 3D

Museu de Londres faz imagens em 3D de visitantes



O Museu da Ciência em Londres está oferecendo aos visitantes a oportunidade de fazer a imagem do próprio rosto em 3D.


Visitantes podem girar imagem 3D de sua própria face (BBC)
Visitantes podem girar imagem 3D de sua própria face (BBC)


O rosto dos visitantes é fotografado simultaneamente por nove câmeras e um software modifica estas imagens para reproduzir o rosto em 3D.




20 de jan. de 2012

The Joy of Books

GUINEFORT, O GALGO SANTO


Nas suas missões, São Roque e São Cristóvão contaram com a ajuda de cães fiéis, que são mencionados nos textos sagrados. Mas a Igreja nunca reconheceu nenhum cão santo.

                                                   Isto aconteceu há muito, muito tempo na região de Dombes, perto de Lyon. Um dia, conta-se, o senhor o castelo de Neuville e sua esposa tiveram de se ausentar por algumas horas, deixando o seu filhinho de poucos meses sozinho no castelo e à guarda do galgo do senhor.E eis que uma serpente se introduz no quarto da criança. Ao ver que o réptil se aproximava do berço, o cão, que estava agachado atrás dele, atacou-a. Então deu-se uma luta violenta, com a serpente silvando e o cão ladrando; o menino, acordado pelo barulho, começou a chorar. No ardor da refrega, a criança caiu para baixo do berço, ficando no entanto em perfeito estado. O cão, coberto de feridas e de sangue, matou a serpente e depois continuou de guarda à criança.

O TRISTE FIM DE UM HERÓI

À última hora da tarde, a ama deu com esta cena e, sem procurar nem ir ver debaixo do berço, desatou a chorar desabaladamente pelo recém-nascido; quando a mãe chegou, fez o mesmo que a ama: pôs-se também a chorar. Nisto, o senhor entra no quarto e, cheio de cólera, mata o cão.
Só mais tarde, ao endireitar o berço, é que encontraram o menino, dormindo tranquilamente no meio da desordem. O senhor do castelo não teve de se esforçar nada para reconstruir o drama e reconhecer a coragem e lealdade do seu fiel cão. Guinefort, seu galgo, foi enterrado com todo o respeito que merecia a sua proeza.
Com o tempo, o castelo caiu em ruína e a Natureza recuperou os seus direitos sobre a propriedade, pois assim trabalha a justiça divina. Os camponeses dos arredores habituaram-se então a ir em peregrinação à campa de Guinefort, cujo acesso se mantinha em segredo. Guinefort fez milagres... e converteu-se em São Guinefort em toda a região.

O CULTO DE SÃO GUINEFORT

O culto de São Guinefort era bastante estranho, como testemunhou Étienne de Bourbon, o frade dominicano que descobriu essas práticas quando era inquisidor na região. Em 1260 fez uma pesquisa, que relata nos seguintes termos:
«Numa aldeia fortificada a uma légua de distância deste lugar, as mulheres, acompanhadas pelos filhos, vão procurar uma velha que lhes ensina a maneira de actuar, fazer oferendas aos demónios e invocá-los, e que as conduz a esse lugar. Quando chegam, oferecem sal e outras coisas; penduram nos ramos os cueiros das crianças e espetam um prego nas árvores que cresceram ali; passam a criança nua por entre os troncos de duas árvores; a mãe, que fica de lado, leva o filho e atira-o nove vezes à velha, que está do outro lado. Enquanto invocam os demónios, conjuram os faunos que há no bosque de Rimite para que, segundo dizem, apanhem a criança enferma e débil que lhes pertence; e, depois de a levarem, devolvê-la-ão gorda e luzidia, sã e salva.
«Feito isto, as mães infanticidas recuperam os seus filhos e põem-nos nus junto da árvore, em cima da palha do berço, e com fogo que levaram acendem de cada lado da cabeça duas velas que medem uma polegada, e fixam-nas sobre o tronco. Depois retiram-se até as velas acabarem de se consumir, de modo a não ouvirem os vagidos das crianças, nem as verem. As velas que se consomem desta maneira queimam por completo e matam várias crianças, segundo se conta. Quando as mães tornam para junto dos seus filhos, se os encontram vivos levam-nos até às águas rápidas de um rio próximo, chamado Chalaronne, onde os mergulham nove vezes; se se salvarem e não morrerem ali mesmo logo a seguir, é porque têm umas vísceras muito resistentes.

Evidentemente, Étienne de Bourbon tentou proibir este estranho culto. Mas, tal como demonstra a apaixonante investigação realizada por Jean-Claude Schmitt e descrita no seu livro Le Saint Lévrier, o culto de Guinefort prolongou-se até muito depois do século XIII. Aparece mencionado em 1632, 1826, 1877, 1886, 1902 e mesmo em 1940, quando uma avó se lembrou de ir ao bosque de Saint-Guinefort para conseguir a cura dos seus netos.

PAVIA, CLUNY, SENS, BRUJAS...

Mais estranhas ainda são as outras onze versões da história de Guinefort que Jean-Claude Schmitt descobriu na Europa Ocidental e que remontam à mesma época. Em Pavia, São Guinefort era humano e estava crivado de setas como São Sebastião; protegia os homens da peste; a sua festa celebra-se a 22 de Agosto. Em1082 foi feita à abadia de Cluny uma doação de uma «fazenda de San Guinifortius». Em 1131, na mesma abadia de Cluny faz-se menção a um altar dedicado a São Guinefort. Em algumas igrejas de Sens, Brujas e outras cidades francesas ainda se celebra o culto de São Guinefort. E até Montargis, famosa pelo seu cão, há no castelo uma capela subterrânea que lhe foi dedicada, não se sabendo se se trata do galgo santo de São Guinefort de Pavia.

Mais: 


11 de jan. de 2012

FARISEUS




MÁXIMAS

  • "A verdade é o selo de Deus"
  • "Mais que toda ação religiosa, Deus quer um coração puro"
  • "Toda oração deve ser precedida por um ato de caridade"
  • "Aquele que comete uma falta em segredo, nega a onipotência de Deus"
  • "Se Deus reserva a recompensa das boas ações para o mundo futuro é com o fim de que os homens ajam neste mundo por convicção e não por interesse"
  • "Sêde dos discípulos de Arão, amai a paz e sacrificai tudo para mantê-la"
  • "Não julgues teu próximo até que te encontres no lugar dele"
  • "Julgai todo mundo com indulgência"
  • "Não envergonhai o próximo em público, porque isso poderia custar-lhe a vida e seríeis um criminoso"
  • "Mais vale estar entre os perseguidos que entre os perseguidores"
  • "Não te metas em nenhum assunto do qual possa resultar condenado à morte ainda que culpado"
  • "Ditoso o homem que sai deste mundo, limpo e sem pecado, como entrou"
  • "Grande perigo é substituir Deus do coração por um coração de deus"

ALMAS

PENSAMENTO

PUBLICAÇÕES

VISU & SOM

VITRUVIUS
UFG
SPECTARE
ROSA BERARDO
REVISTA NADA
REDE IBEROAMERICANA
PACC - UFRJ
LIXDESIGN
INSTITUTO MOREIRA SALLES
II COLÓQUIO VISUALIDADE
GALERIA DA FAV
FAPESB
CONFAEB
CAPES
BLOG DA MANOELA
ARTE FUNERÁRIA BRASIL
ANPAP
ANPUH
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VÍDEO BRASIL
CANAL CONTEMPORÂNEO
CNPQ
FAV - UFG
FORUM PERMANENTE
GRIS - SORBONE
INSEA 2006
ITAÚ CULTURA
MAPA DAS ARTES
PESQUISA E ENSINO DE ARTE
REVISTA CINÉTICA
REVISTA DIGITAL LAV
REVISTA SOCIÉTÉS Nº 95
SEMINÁRIO NACIONAL
STUDIUM XX
UNIVERSO DA COR
OUTROS OLHARES
FOTO ALBUM
PASSAGEN
BURNINGMAN
CHAOSCOPE FRACTALS
ARTE FRACTAL
BEST GAL
FOTO SEARCH
MUNDO IMAGEM
USINA DA IMAGEM
UIRAPURU
NASA IMG
COMMONS
REUTERS
FLICK
1000 IMAGENS
GLOBO IMAGENS
OS VIGARISTAS
VIAGENS E IMAGENS
FOLHA IMAGENS
OFICINA DA IMAGEM
AZUMARINHO
DPI
TERRA FOTOS
PANORAMIO
ILUSÃO DE ÓTICA
VC CONSEGUE VER ?
JACK HAAS
Pixelelement
Juan Francisco Casas
Ekiselev
Pieter Hugo
Hughes
Lachapelle Studio DIDGERIDOO
ELETROACÚSTICA
OUVIRATIVO
ESQUIZOFONIA
REACTABLE
TERAPIA SONORA
MÚSICA SACRA
VINDAFRID
PITÁGORAS E A MÚSICA
GROOVE
FILE
GROM

MUSEUS

ARTES

10 de jan. de 2012

8 surpresas legais

        8 surpresas legais escondidas na busca do Google
Semana passada, a expressão do a barrel roll virou meme, graças a uma brincadeirinha do Google. Quem recebia por email ou por mensagem a expressão era instruído a colocá-la no campo de busca da ferramenta e via a imagem girar dentro do navegador. Esta é apenas uma das gracinhas que a galera do Google escondeu no site de buscas para alegrar nossa vida nos momentos de ócio (ou roubar para sempre nossa produtividade). Conheça algumas das mais divertidas.

8. “Do a barrel roll



A expressão, que significa algo como “role em torno de seu eixo”, ficou famosa como tática dos aviões de guerra durante a Primeira Guerra Mundial – e depois virou uma expressão famosa dos jogos de simulação de voo. Digite “do a barrel roll” na barra de buscas e se segure na cadeira!

7. Tilt



Essa é parecida com a anterior. Digite “tilt” na busca do Google e veja a tela literalmente inclinar para o lado. A expressão “askew” (que significa “torto”) funciona da mesma forma. Vai lá testar!

6. Gravity



O Google não está imune aos efeitos da força da gravidade. Entre na página do Google Gravity e confira. O mais legal: a busca continua funcionando, mesmo “caída” como esta.

5. Google Pirate



Entre na página do Google Pirate e não faça mais buscas, faça “searrrches”. Já salvei como padrão no meu computador!

4. Ascii Art



Em homenagem aos desenhos produzidos com caracteres (chamada de Ascii art), toda vez que alguém procura pelo termo, o logo do buscador muda para uma versão em ascii. O meu desenho favorito desse tipo é o punho dos Brothers

…………./´¯/’…’/´¯¯`•¸
………./’/…/…./……./¨¯\
……..(‘(…´…´…. ¯~/’…’)
………\……………..’…../
……….”…\………. _.•´
…………\…………..(
Punho Dos Brothers
Se Vc Nao Mandar Isso Pra 5 Brothers Vc Nao Eh Brother ….”

3. Mentalplex



Agora sim! O Google Mentalplex “lê a sua mente” para saber qual página você está pensando em buscar. Não funciona sempre – né? –, mas é legal! O Mentalplex foi feito como uma das várias piadinhas do Google para o 1º de Abril. Assim como a maior parte dessas brincadeiras, o site ainda está no ar.

2. Pacman



A página do Google Pacman foi criada especialmente para o aniversário do jogo, mas o pessoal do buscador resolveu nos amar para sempre disponibilizando o Doodle neste link. Adeus produtividade no trabalho!

1. Guitarra



O Doodle em homenagem ao guitarrista Les Paul também teve tanto sucesso que você pode tocar guitarra virtual com o logo do Google até hoje neste site. Dá pra gravar e mandar suas criações pros amigos. Na época, a SUPER até publicou uma listinha com “partituras” de canções que você pode tocar no Doodle.
E aí, conhece mais algum desses “easter eggs” do Google que deveria estar na lista?

Compartilhar