2 de jan. de 2013

Quem inventou o “copiar e colar”?


Se você está lendo este artigo, é provável que saiba como usar um computador ou um dispositivo móvel. (Se estiver lendo em uma folha de papel impresso, talvez seja melhor parar de ler). Como qualquer um que conheça tecnologia – mesmo que só um pouco –, você deve saber como copiar e colar palavras, frases ou parágrafos inteiros de um documento ou texto para outro. Fazemos isso com tanta frequência que nem nos damos conta, mas você conseguiria imaginar o mundo moderno sem cortar, copiar e colar? Sem dúvida, todo o trabalho de digitação e memorização seria muito maior.
Devemos agradecer a Larry Tesler, o cientista de computação considerado o inventor do “copiar e colar”, todo o tempo e energia que economizamos com sua incrível criação. Tesler foi um dos gênios da Xerox PARC, um inovador centro de pesquisas e desenvolvimento de Palo Alto, Califórnia, na década de 1970, uma época em que os computadores pessoais ainda eram uma ideia experimental na qual poucos apostavam suas fichas. (De fato, a Xerox PARC desenvolveu várias ideias que muitos acreditam ter sido “roubadas” por Steve Jobs e a primeira equipe da Apple depois de uma visita em 1979).
Tesler trabalhou na programação do sistema Smalltalk-76 entre 1973 e 1976, e foi precisamente neste projeto que implementou o método de capturar textos na memória interna de um computador e inseri-los em outro lugar por meio dos comandos “cortar/copir e colar”. Os verbos foram inspirados na antiga edição de manuscritos, quando era preciso literalmente cortar as palavras de uma folha com uma tesoura e colá-las em outra.
Tesler deixou a Xerox PARC e construiu uma carreira brilhante no mundo da tecnologia: trabalhou como cientista de computação da Apple e  no ramo de biotecnologia, e chegou a se tornar vice-presidente da Amazon.com e Yahoo. Independentemente do que ele fez nos últimos 30 anos, e do que fará no futuro (Tesler hoje trabalha como consultor autônomo), sempre serei grato pelo “cortar/copiar e colar”. Na verdade, eu o homenageio copiando e colando, sem nenhum esforço, esta última frase. Na verdade, eu o homenageio copiando e colando, sem nenhum esforço, esta última frase.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar